Papo de Maria é um site, fruto do projeto CAFÉ DAS MARIAS, que teve início em junho de 2011 , tendo como precursoras Bibiani Fassio Fontes e Rebeca Amaro Pereira. No início, o café acontecia de uma forma natural, com a troca de experiência entre amigas, sobre vida conjugal, sexual e familiar. Em pouco tempo, a procura pelo café das marias tomou proporções inesperadas, atingindo a marca de 350 mulheres participantes, que contribuindo com suas experiências, possibilitaram a ampliação do repertório de abordagens como também o desenvolvimento de novos temas. Desde então, as reuniões passaram a ser agendadas, e atualmente ministradas por Rebeca, que exterioriza sua Maria Beca, e trata de assuntos inerentes à alma feminina. Além de um trabalho de auto ajuda ou reconstrução da identidade, como queira chamar, Maria Beca contextualiza a Mulher historicamente, e dessa forma, trabalha a conscientização das participantes, reformulando conceitos e valores machistas, que foram tão presentes em nossa sociedade desde sempre. MARIA foi o codinome escolhido para definir todas as mulheres. Tanto as santas quanto as pecadoras , as marias gasolina, marias sapatão, marias sem vergonha, marias muleque, marias fofoqueiras e tantas outras marias que vão sendo reveladas nesses encontros. Cada tipo de Maria é analisada a partir de um olhar humanizador, quebrando as correntes dos pré-conceitos e promovendo acima de tudo a compreensão e a aceitação das diversas realidades de marias. O sucesso do café das marias se deve a criação de um ambiente propício a satisfazer a necessidade que as mulheres tem de expor suas crises, seus problemas, compartilhar sua história, pois encontram pessoas dispostas a ouvir e unir forças , dividindo assim o peso do cotidiano e da responsabilidade de ser uma mulher moderna.

By Mª Cell

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

mulher! Cama, mesa e vida!

Olá, Marias!!!! Quanta saudade de vocês!!!
Desculpe-me da demora, hoje quero falar sobre a evolução da mulher, bem como comentar algumas diferenças com os homens!
Primariamente a mulher perdeu seu valor, dignidade e essência ao se acovardar atrás de seu genitor e por consequência de seu cônjuge aprendendo a ser submissa a estes, mas isso foi a situação da cultura machista daquela época que resultou numa forte influência de inúmeras mulheres vítimas de seus sentimentos, só que nós evoluímos! A mulher saiu da casca e renasceu se revelando ao mundo, lutou por igualdade, pelo voto, por poder usar calças e etc. Porém, esse movimento feminista em prol da igualdade foi perdendo seu foco e muitas adeptas acabaram por buscar a igualdade “ao pé da letra”! Esperem um momento... a palavra gênero denotativamente significa grupo de seres que têm iguais caracteres essenciais, mas lembrem-se somos de gêneros diferentes e portanto temos essências diferentes. Toda essa evolução que tivemos não foi para nos igualar e sim pela igualdade de direitos, para nos livrar de sermos subjugadas, sofrermos preconceito e etc. O problema é que muitas acabam confundindo e querendo absorver um papel que não as cabe. Eu não quero me igualar aos homens, porque sou diferente, sou mais sensível e o mundo precisa de sensibilidade feminina (será que é por isso que aumentou o número de homossexuais???) Se as mulheres se igualam aos homens o mundo fica mais rude, grosseiro, mais triste e sem flores! Rsrsr é claro que nem todos são iguais!!! Em contraponto temos maior praticidade em resolvermos situações. O fato é que não há apenas um lado, fomos feitos como um círculo transcendental, como yin yang para que o feminino com o masculino gere e crie dando sequencia a vida e a evolução. As mulheres esqueceram a sua real importância e com isso fizemos com que os homens também a esquecessem.
Lembro da minha avó me contando que quando ela se casou (com 14 anos) ela não sabia o que era sexo e que sua mãe apenas disse para ela se deitar se cobrir e deixar seu marido fazer o que ele quisesse!!! E que nunca, jamais ela devia comentar sobre o que acontecera debaixo dos lençóis! Eu, como sempre “bocuda” fiz milhões de perguntas e o mais legal é que ela respondeu!!! Fiquei assustada com o que ouvi e principalmente com as suas reclamações referente ao sexo e senti pena dela por ter ficado tanto tempo calada e ter perdido a oportunidade de conversar com meu avô e transformar o relacionamento deles em algo extraordinário, pois eles se amavam e se completavam como nunca vi em outro casal, não posso dizer o mesmo de meus pais que apesar da cumplicidade, carinho e respeito tiveram suas desavenças homéricas, graças as escapadas nefastas de meu pai rsrsr Essa realidade relatada por minha avó paterna era comum da época e nos faz pensar que graças a Deus conquistamos nosso espaço e hoje podemos falar sobre sexo abertamente com qualquer pessoa e é por este motivo que eu respiro, sinto e pratico a condição de ser mulher hoje, de ser uma mulher moderna. Poderia falar mil coisas científicas a cerca de sexo e o bem que ele proporciona, mas esse é tema pra outra conversa, não acham???  Resumindo sexo é saúde e justamente por podermos falar disso sem pudores melhoramos nosso entendimento. Quero terminar sem terminar para que todas vocês opinem... Somos cama por ser fundamental à saúde o sexo, mesa por nutrirmos das mais variadas maneiras os seres humanos  e vida pois nós que a geramos!
Maria Beca, cama, mesa e vida!!!!

3 comentários:

  1. Sensacional !!!
    Difícil até de comentar depois desse texto....mas vou tentar...

    Acredito que houva um mal entendido quando as mulheres resolveram lutar pelos seus direitos, queimar os sutiãs e rebelar-se contra quem nos oprimia.

    Uma coisa é lutar pela igualdade da maneira que Rui Barbosa descreve (trazendo pra cá um conceito do direito rsrs) no sentido de "tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam". Outra é querer ser igual em tudo =O

    Não somos iguais...somos diferentes, e muito !!! E devemos nos igualar na medida proporcional às nossas características.

    Afinal, uma mulher na guerra luta igual um homem??
    Um homem pode parir?

    Não...aceitemos nossas diferenças mas não deixemos que por isso, sejamos inferiores, pelo contrário: somos equiparadas, cada qual com suas características e diferenças :)

    E é por isso que nos completamos!

    Graças a Deus temos hoje a liberdade de nos expressar, participar ativamente da sociedade e mostrar nosso valor !

    Fantástico o texto, "Bepa" !!!
    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  2. É um tanto quanto interessante olhar para trás...
    Por demais proveitoso seguir adiante...
    Certamente a evolução sempre se fará notória...
    Esse texto é lindo, em plenitude, importante para reflexões, aos dispostos à flexionar.
    Agradeço, salvo os sentimentos, de a história decorrer como o ocorrido citado.
    Graças às "MARIAS" o mundo é mundo...
    Graças às "MARIAS" a vida existe...
    Mas como bem citado, pela autora do texto, o "HOMEM" tem a oportunidade de ganhar uma jóia chamada "MARIA", temos hoje, nós homens, a chance de termos um baú de jóias,em sua raridade, com diversos nomes de "MARIAS", para enriquecermos nossas vidas com a simplicidade de uma única rosa chamada "MARIA", afinal, cada sorriso de "MARIA", equivale a uma jóia rara que a nossa querida flor nos presenteia com a pura simplicidade.
    A simplicidade do coração da terra, "HOMEM", pode ser comparada a um baú, pois a única rosa que enfeita sua simplicidade, se chama "MARIA", bem como o completa um baú são as riquezas, logo, as pétalas da rosa chamada "MARIA" tornam a terra, chamada "HOMEM", ricas o suficientes para descobrirem o quão dura pode ser a terra, quando os céus não regam as "MARIAS" ou tão felizes quando a terra recebe as pétalas de "MARIA".
    As pétalas de "MARIA", são a verdadeira riqueza que um "HOMEM" pode deixar ao seu sucessor ou sucessora, porém, o brilho de cada jóia, as pétalas de "MARIA", é a herança que o homem recebeu na forma de amor e que mesmo calado não sabe como agradecer.
    Obrigado a minha flor "MARIA", e obrigado as outras flores chamadas "MARIA", pois o mundo continuaria sendo sem sentido se ninguém conhecesse no mundo a bela arte da criação, chamada a "MARIA", que ao meu ver, desde de sempre foi, e é, a flor que sorri...

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo e inspirado.
    Exatamente. Estou vivenciando neste exato momento a experiência de ser mulher denovo. Estou tendo a oportunidade de me entregar intensamente como mãe, esposa e Marcelli.
    A mulher evoluiu sim, como separou muito bem a autora, na questão de seus direitos. Mas quando perdeu o foco, correndo como louca para se igualar aos homens no sentido de inverter os papéis, está desta forma se esvaziando de sua essência.
    A mulher é um ser incrível, é ela que move o universo com suas dores, seu sorriso e poesia.
    Minha vida era uma correira só. Mas a vida me deu uma lambida do seu sorvete de flocos para eu experimentar... ah, que gostoso!!!
    Pode ser que eu enjoe uma hora, mas estou curtindo este momento de ser mão, esposa e Marcelli.
    Estou me sentindo uma Maria, Maria Felicidade!

    ResponderExcluir