Papo de Maria é um site, fruto do projeto CAFÉ DAS MARIAS, que teve início em junho de 2011 , tendo como precursoras Bibiani Fassio Fontes e Rebeca Amaro Pereira. No início, o café acontecia de uma forma natural, com a troca de experiência entre amigas, sobre vida conjugal, sexual e familiar. Em pouco tempo, a procura pelo café das marias tomou proporções inesperadas, atingindo a marca de 350 mulheres participantes, que contribuindo com suas experiências, possibilitaram a ampliação do repertório de abordagens como também o desenvolvimento de novos temas. Desde então, as reuniões passaram a ser agendadas, e atualmente ministradas por Rebeca, que exterioriza sua Maria Beca, e trata de assuntos inerentes à alma feminina. Além de um trabalho de auto ajuda ou reconstrução da identidade, como queira chamar, Maria Beca contextualiza a Mulher historicamente, e dessa forma, trabalha a conscientização das participantes, reformulando conceitos e valores machistas, que foram tão presentes em nossa sociedade desde sempre. MARIA foi o codinome escolhido para definir todas as mulheres. Tanto as santas quanto as pecadoras , as marias gasolina, marias sapatão, marias sem vergonha, marias muleque, marias fofoqueiras e tantas outras marias que vão sendo reveladas nesses encontros. Cada tipo de Maria é analisada a partir de um olhar humanizador, quebrando as correntes dos pré-conceitos e promovendo acima de tudo a compreensão e a aceitação das diversas realidades de marias. O sucesso do café das marias se deve a criação de um ambiente propício a satisfazer a necessidade que as mulheres tem de expor suas crises, seus problemas, compartilhar sua história, pois encontram pessoas dispostas a ouvir e unir forças , dividindo assim o peso do cotidiano e da responsabilidade de ser uma mulher moderna.

By Mª Cell

segunda-feira, 27 de junho de 2011

moral



O objetivo deste blog, bem como tantos outros, é ter um espaço para conversa com pessoas de conteúdo. Não pretendo impor nenhuma verdade, pois não existe verdade absoluta. A idéia é trocar informações, compartilhar de perspectivas diversificadas e conhecer melhor quem defende suas convicções falando sem pudores.
Meu nome é Rebeca, tenho 30 anos, sou professora de biologia e por este motivo me preocupo muito com a EDUCAÇÃO.
Ao meu ver a base de TUDO está na família que é a 1ª instituição que o ser humano conhece, é através desta que a criança adquire os valores. A 2ª é a escola, onde os professores da educação infantil são as figuras mais importantes. Estes professores em conjunto com os pais moldarão o caráter do futuro da humanidade.
Pesquisas científicas comprovam que a moral é inata ao animal, sendo ele racional ou não. Mesmo assim cabe aos pais e educadores aperfeiçoá-la ou reconstruí-la. Sou professora do Ensino Médio e estou assustada, horrorizada e porque não dizer desapontada com a educação e o caráter dos adolescentes que chegam em minhas mãos. Será que sou a única que vê isso?
Alguns culpam a administração pública, sem dúvida são culpados, mas não os únicos! Vamos pegar nossa parcela de culpa também?
Conheci grandes mestres nessa vida, mas trabalhei com um especial também professor do ensino médio ministrando a disciplina de filosofia no Estado (SP) quantas foram as vezes que o vi chorando ao perceber que um aluno passava fome ou tinha problemas de violência familiar. E o que fazer? Deixar na mão da administração pública e virar as costas? Não este homem! Ele conseguiu um emprego para a aluna e junto com a OAB da região tomou certas medidas (sempre com apoio da escola) e etc. Este mestre sempre foi e sempre será o meu maior exemplo, o meu herói, meu pai e é com muito orgulho que certamente falarei dele outras vezes! Qual foi a minha emoção ao receber os sentimentos dessa aluna em questão em seu velório? Indescritível! E ouvir dela com tamanho carinho que ele foi um verdadeiro pai a ela, me fez perceber que a profissão dele não era a de professor e sim PAI. Sem dúvida ele era bom nisso! Igual a ele conheci poucos, mas... os conheço, não são tão raros assim e precisamos da ajuda de todos em prol da reconstrução do caráter humano.

Alea jacta est

7 comentários:

  1. Oiii.... adorei seu blog, que lindo! Estou muito feliz de ter uma amiga linda, inteligente, que expõe suas idéias pra todo mundo ver e comentar... adorei!!! E ahahhh eu fui a primeirona a postar um comentário.... vou causar a maior ciumeira na galera ( to escrevendo que nem o léo fala..rsrsr) Concordo com o que vc disse e pena que não trabalho com educação, mas tenho uma filhinha linda e para ela darei o meu melhor sempre!! Beijocas da Maria Carol ;))

    ResponderExcluir
  2. MariaBeca, adorei seu blog e já virei seguidora. Com certeza iremos debater muito pois conheço um pouco das suas teorias e suas idéias e aprovo a maioria delas, assim como algumas do seu pai e educador que chegaram até mim por historias que você ou a Bel me contavam sobre ele pois não tive o prazer de conhece-lo pessoalmente. Parabéns pelo blog e pela iniciativa, adorei. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eiii Beca nossa que intimo heuehuee ... parabéns pelo blog, mandou muito bem e concordo quase em tudo, mas como estou com preguiça de digitar fique com meus parabéns =p

    beijoo

    ResponderExcluir
  4. FODONA!!! esse é o comentario a teu respeito em relaçao ao primeiro post (FODA) do teu blog.
    Te amao xuxu, e 'morro' de orgulho de ti, lindona.
    Parabens pela iniciativa, nós Marias temos muito o que discutir, conversar, papiar, desabafar, e nada melhor que um espaço como esse, 'comandado' por uma Maria amiga da verdadeira Maria que assina esse blog.
    PS. terminando com um trocadilho ridiculo "teve a moral" rs

    ResponderExcluir
  5. Olhaaaaa um homem invandindo o Mundo das Marias...
    Invado apenas por um motivo: ORGULHO!
    Orgulho meu? claro que não??? Orgulho dessa mulher, ou melhor dessa "Maria", ou melhor ainda (se é que possivel)simplismente da BECA!!!
    Fico feliz com tudo isso e sei que foi um passo muito importante e sempre estarei do seu lado para apoia-la!!! SEMPRE... queia escrever mais coisas, mas vou parando pq aqui pois a emoção tomou conta e nao consigo mais raciocinar.....

    Acredito que tem uma pessoa em especial que tenho certeza que esta vibrando com essa sua atitude e que sempre estará olhando por vc e por todos nós!!!

    BJÃOZAOOOO enorme! TE ADORO!!!
    Marquinhos!!!

    ResponderExcluir
  6. te amo....e amei seu blog....vou seguir eh claro e a parte do PAI eu concordo, concordo e concordo...ele para mim foi e sempre vai ser o meu eterno PAI....vou indo por que a emoçao transbordou agora...volto depois e continuo o comentario...
    amo vcs...
    anne

    ResponderExcluir
  7. Bequinha,

    Em primeiro lugar preciso dizer que esse post me arrepiou...por dois motivos:
    1º pelo tio Toninho, que é e sempre foi uma inspiração pra mim em diversos aspectos...tive muita sorte de ter tido a oportunidade de conhecer esse verdadeiro filósofo da vida real ! E tô achando que ele deixou uma sementinha de esperança nesse mundo, que está cada vez maior, chamada Rebeca !

    2º porque compartilho dessa opinião na questão da educação...acredito que a escola complementa aquilo que deve vir iniciado de casa...os pincípios e valores (cada vez mais ridicularizados) devem ser plantados e regados diariamente, mas hoje em dia o que vemos é a total inversão de valores...como está muito bem colocado naquela tirinha...ao invés de educarem os filhos, jogam a culpa nos professores...muito conveniente não ?!?
    Sei muito bem o que vc passa, tendo minha mãe como professora e inúmeras vezes também a peguei chorando e desesperada com o desacaso por parte tanto dos pais, como da próprio ente governamental (seja estado ou município) =/

    Mas enquanto houver pessoas preocupadas e mostrando a importância dos reais valores morais, sempre haverá esperança para esse mundo que anda meio torto rsrs =))

    Adorei a idéia do blog !

    Tô aqui seguindo de perto...me apresento: Maria Rafa kkkkkkkkkkkkkkk

    beijos

    ResponderExcluir