Papo de Maria é um site, fruto do projeto CAFÉ DAS MARIAS, que teve início em junho de 2011 , tendo como precursoras Bibiani Fassio Fontes e Rebeca Amaro Pereira. No início, o café acontecia de uma forma natural, com a troca de experiência entre amigas, sobre vida conjugal, sexual e familiar. Em pouco tempo, a procura pelo café das marias tomou proporções inesperadas, atingindo a marca de 350 mulheres participantes, que contribuindo com suas experiências, possibilitaram a ampliação do repertório de abordagens como também o desenvolvimento de novos temas. Desde então, as reuniões passaram a ser agendadas, e atualmente ministradas por Rebeca, que exterioriza sua Maria Beca, e trata de assuntos inerentes à alma feminina. Além de um trabalho de auto ajuda ou reconstrução da identidade, como queira chamar, Maria Beca contextualiza a Mulher historicamente, e dessa forma, trabalha a conscientização das participantes, reformulando conceitos e valores machistas, que foram tão presentes em nossa sociedade desde sempre. MARIA foi o codinome escolhido para definir todas as mulheres. Tanto as santas quanto as pecadoras , as marias gasolina, marias sapatão, marias sem vergonha, marias muleque, marias fofoqueiras e tantas outras marias que vão sendo reveladas nesses encontros. Cada tipo de Maria é analisada a partir de um olhar humanizador, quebrando as correntes dos pré-conceitos e promovendo acima de tudo a compreensão e a aceitação das diversas realidades de marias. O sucesso do café das marias se deve a criação de um ambiente propício a satisfazer a necessidade que as mulheres tem de expor suas crises, seus problemas, compartilhar sua história, pois encontram pessoas dispostas a ouvir e unir forças , dividindo assim o peso do cotidiano e da responsabilidade de ser uma mulher moderna.

By Mª Cell

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Maria sinônimo de mulher

Já repararam que estamos na Era das Marias?
Por que as próprias Marias insitem em denegrir sua imagem?
Por que as Marias continuam a manter o machismo?
Sim, pois são as Marias as grandes responsáveis pela evolução da sociedade, afinal as mães, genitoras são as construtoras e mantenedoras do caráter, imaginação, confiança e coragem de seus filhos. Talvez por isso sintam-se culpadas quando estes saem do rumo certo?! Pára tudo! Acabei de pensar! Alguém aí ouviu falar em Klara Pozl? Ou seu cônjuge, Alois Hitler? Isso mesmo pais de Hitler, aquele grandíssimo FDP, viu só agente culpa sempre a mãe! Mas... não a culpo por nada ela apenas reproduziu o que sua longa árvore genealógica e sua própria história (infeliz) de vida a moldaram! Por que será que não encontro o nome da mãe de Mahatma Ganghi? Sou fã desta grandiosa Maria! ... outra hora falarei mais sobre isso, por ser palco de outra conversa... voltando as Marias que denigrem sua própria imagem: Fulana é a maior Maria gasolina, Beltrana é Maria batalhão, Ciclana é Maria Ninguém e aquela então, (risos maldosos) é a Maria Sapatão!
Bom, eu tenho que confessar: tem dia que me sinto Maria Gasolina... não to afim de andar, preguiça ou sei lá. Outros dias me pego virando o pescoço para observar um homem de farda, acho tão elegante é bem verdade que nem reparei em seu rosto. Uma vez por mês me visto de Maria Ninguém, dias de TPM brava que nem eu quero ficar perto de mim mesma.E tem dias que queria ser como a Maria Sapatão sim! Sou hetero e nada homofóbica, sempre defenderei a liberdade em todos os seus aspectos e queria sim ser Maria Sapatão, assumidas e corajosas no meio de um mundo ainda tão retrógrado. Quantas vezes queria assumir algo e não tive coragem em nome da imagem social, queria ser um pouco Maria Sapatão nesses momentos, ou então uma Maria bonita, guerreira que enfrenta tudo e todos sem levar desaforo pra casa!! Com tanta Maria pudica por aí, recalcada e infeliz! Ainda falando de outras?! Gente, o importante nessa vida é ser feliz e participar da construção e evolução de um mundo melhor ao qual nós queremos pertencer e que deixaremos aos nossos filhos!

Mª Rebeca, a favor do desenvolvimento sustentável das Marias!

4 comentários:

  1. E não comentou da pior: a Maria-vai-com-as-outras kkkkkkkkk

    Temos ainda a Maria do Socorro, cantada na bela voz da Maria Rita - "Maria do Socorro, suas pernas torneadas pelas ladeiras do morro..."

    Maria da Penha - transgressora e divisora de águas...

    Admiro a ousadia da Maria Sapatão, a coragem da Maria Bonita e o anonimato da Maria Ninguém !!!

    Ah, quantas...tão diferentes e tão iguais, né?
    Juntas somos uma só !!!

    Maria Rafa pela reciclagem de algumas Marias e produção industrial de outras _o/

    ResponderExcluir
  2. A maria-mole aqui vai comentar propriamente mais tarde... ta cansada demais por hj.
    beijocas a todas as marias

    ResponderExcluir
  3. Sou Maria Da Guia , Expresso aqui minha opinião,a começar pela Maria Sapatão, que sofre por expor suas vontades e suporta grande agressão da sociedade, esta em que vivemos que se declara democrática e justa quando maqueia sua real opinião, confundindo a nós e a Maria sapatão.
    Marias do Lar e Marias Sapatão se deparam com machistas e pessoas pré-conceituosas todos irritados carregados de frustrações e falta de educação.
    A ignorância machuca e provoca a alma de Nossas Marias.
    Mal sabem este anônimos e ignorantes que estas Marias sofrem sim!, mas não desistem pois são as Marias de opinião.
    Vou lhes apresentar: Maria da Penha a nossa salvação.
    Veha Maria da Penha ,tire nossas Marias desta confusão e as defenda com emoção,juntas nos tornaremos As MARIAS BATALHÃO
    convido as amigas Marias para fazer parte deste batalhão:
    O BATALHÃO DE MARIAS EM EVOLUÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. O segredo de Maria!!
    Trabalhe e reze.

    Fique em silencio, reze.

    Ame e reze. Escute e reze.

    Não discuta, não queira ter razão: silencie.

    Não julgue, não condene: ame.

    Não olhe, não queira saber: abandone-se.

    Não argumente, não entre na profundidade dos problemas: creia.

    Não se agite, não procure fazer: reze.

    Não se inquiete, não se preocupe: tenha fé.

    Quando você fala, Deus se cala e você diz coisas equivocadas.

    Quando você argumenta, Deus é humilhado e você pensa em coisas vãs.

    Quando você apura, Deus é distanciado e você tropeça e cai.

    Quando você se agita, Deus é lançado fora e você fica na obscuridade.

    Quando você julga o irmão, Deus é crucificado e você julga a si mesmo.

    Quando desobedeces, Deus fica distante e você sofre.

    Trabalhe e reze.

    Fique em silencio, reze.

    Ame e reze.

    Escute e reze.

    Silencie. Ame. Abandone-se.

    Creia. Reze.

    Tenha fé.
    Um grande beijo a todas.

    ResponderExcluir